Os valores de uma Cultura de Customer Centricity

funcionários discutindo melhorias para a experiência do cliente

O segredo de uma organização com uma cultura de Customer Centricity (o cliente no centro da organização), vai desde a construção de valores que representem essa vocação, até a seleção de funcionários e parceiros que compartilhem desse mesmo propósito.

Dessa forma, é só quando entendemos como nos sentimos quando estamos pessoalmente vivenciando esses papéis, é que podemos aplicar essa empatia para construir uma cultura de Customer Centricity em nossa empresa.

A Experiência do Funcionário como propulsor da Experiência do Cliente

Uma forma de engajar funcionários está em tratá-los como gostaríamos que eles tratassem os clientes. 

Isso pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer empresa. A relação é direta: funcionários felizes e comprometidos com a empresa, geram clientes felizes e comprometidos com a marca.

Quando falamos em experiência do funcionário, algumas pessoas imaginam a empresa como um pai permissivo onde não existem regras ou responsabilidades e todas as vontades são atendidas.

Lembre que colaboradores são acima de tudo profissionais que se prepararam para exercer a função e que apreciam ser reconhecidos pelos resultados alcançados.

A experiência do cliente vem das interações mantidas com a organização ao longo da jornada. Assim também, a experiência dos colaboradores é o resultado de todas as interações desde o recrutamento até seu último dia de trabalho. 

Qual o papel do líder nessa jornada?

Os valores organizacionais.

Nesse caso, a habilidade de tomar decisões que afetem positivamente o relacionamento com o cliente, têm que fazer parte do sistema de avaliação e desenvolvimento da liderança.

Ao estabelecer foco no cliente como um valor, a empresa precisa criar um ambiente que promova autonomia, criatividade e recompensa para ações que impactem positivamente a experiência do cliente. 

Sistema de reconhecimento

Já se foi o tempo em que a promoção era dada para quem trabalhasse mais. Dedicação e comprometimento ainda são elementos valorizados para crescer na empresa, mas atualmente entendemos que as competências necessárias vão muito além disso.

Autoconhecimento, integridade, comunicação, empatia, curiosidade, desenvolver e liderar equipes entre tantas outras coisas, passaram a ser consideradas na contratação e desenvolvimento desses profissionais.

O exemplo que vem de cima

Funcionários só se sentirão empoderados e preparados para encantar, quando influenciados e inspirados por exemplos concretos e recorrentes.

Assim, quando a liderança demonstra na prática como o cliente está a frente na tomada de decisão mesmo quando isso parece não ser a melhor atitude naquele momento, é que teremos funcionários realmente comprometidos com a experiência.

Conecxa – é uma consultoria em Experiência do Cliente e Customer Centricity. Apoiamos empresas no aprimoramento de todas etapas do relacionamento com o cliente, por meio de consultorias, treinamentos e palestras. www.conecxa.com.br

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