Os 7 erros mais comuns em Customer Experience

Temos sempre discutido sobre o que precisamos fazer para implantar uma cultura com foco no cliente, mas é importante refletir sobre o que fazemos bem e onde podemos melhorar. Nesse artigo, eu listo os 7 erros mais comuns em Customer Experience que muitas empresas cometem.

A primeira coisa é entender que Customer Experience ou Experiência do Cliente, é um conceito que envolve estratégia, processos e engajamento corporativo visando proporcionar uma experiência única e memorável para seus clientes. 

Já a cultura com foco no cliente, ou Customer Centricity, é algo que deve ser vivenciado pelas empresas todos os dias na busca pela excelência no relacionamento com seus consumidores. Ela exige o compromisso de que todas as decisões da organização terão como norte o que é melhor para o cliente, que isso seja parte dos valores e propósito e seja vivenciado a cada ponto de contato na jornada de relacionamento com o cliente.

Os dois conceitos se entrelaçam e se complementam. Sem uma cultura bem definida, não temos as bases para aprimorar a experiência, a qual nada mais é, do que a cultura transportada para a prática diária da empresa e refletida no relacionamento com cada cliente.

E onde estão as maiores barreiras para sairmos da teoria e abraçarmos a prática? Como consolidar estratégias que visam proporcionar os tais momentos de encantamento para nossos clientes? Onde estamos falhando nesse processo de conquistar promotores para a nossa marca?

Essa é uma discussão extensa e que envolve mais do que 7 erros. Selecionamos alguns como um ponto de reflexão para quem quiser começar a construir uma cultura voltada para o cliente.

Apaixonar-se pelo produto e não pelo cliente 

Sabemos o quanto as empresas se dedicam para desenvolver produtos inovadores e que agreguem valor ao seu público alvo. O problema é quando estruturamos nossas decisões e rotinas ao redor do produto e não em favor do usuário.

Precisamos saber sempre o que o cliente pensa em todas as etapas da jornada e aceitarmos mudar quando for necessário.

Resolver problemas pontualmente sem olhar a causa raiz

Todos sabemos que a empresa deve resolver a reclamação assim que ela aparece, mas precisamos avaliar a recorrência e o que o está causando para evitar que ele se repita.

Muitas vezes isso exige mudança de processos internos ou até mesmo de decisões estratégicas.  

Usar métricas como indicador de resultado e não de ação

Métricas, indicadores e KPIs são fundamentais para definirmos sucesso e sabermos que estamos no caminho certo. O problema está em quando eles se tornam motivo de punição ou apenas indicativos de coisas a serem mudadas sem que isso realmente se transforme em ação e determine novas práticas organizacionais.

Achar que CX é um departamento

Muitas empresas hoje têm um departamento de CX e até mesmo uma ou mais pessoas dedicadas a melhorar a experiência de seus clientes. O desafio é garantir que esse grupo tenha apoio da liderança e voz ativa junto aos colaboradores. Sem isso, muito pouco pode ser atingido e tudo o que resta é frustração pela ausência de resultados.

Tomar decisões diariamente sem considerar o cliente

A tomada de decisão em uma empresa acontece a cada minuto por cada membro da organização. Será que consideramos o impacto na jornada de relacionamento e na vida do cliente sempre que fazemos escolhas em nossa organização? 

Esquecer de usar a jornada do cliente como farol

O mapeamento da jornada do cliente é uma ferramenta de grande valor para uma empresa como já explicamos nesse artigo mas mesmo com toda a informação de valor que advém do processo de construção da jornada, nem sempre esse aprendizado se transforma em estratégia e ação.

Quando determinamos áreas de melhoria é fundamental agir sobre o problema e garantir que esse aprendizado se reflita positivamente na experiência do cliente.

Foco na conquista e não na retenção

A captação de novos clientes é de grande importância para o crescimento e permanência de uma empresa. O problema é quando ignoramos que atrair um cliente é muito mais caro do que retê-lo. Essa é uma área em que CX pode ajudar muito. Que tal gastar mais tempo e recursos agradecendo e recompensando a quem nos dá uma chance frente aos concorrentes? As chances de ganharmos promotores para a nossa marca aumentam muito.

Cada departamento tem seu papel e sua relevância em uma empresa mas vale lembrar que oferecer a melhor experiência para o cliente é responsabilidade de todos.

O conteúdo desse artigo foi retirado de nossa palestra  “Os 7 erros que as empresas comentem em Customer Experience”. Para saber mais fale conosco www.conecxa.com.br

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